Castly Talk: femvertising por @feminisa


O femvertising é o seu maior inimigo no momento



Tem um negócio que a gente chama de femvertising (feminism = feminismo em inglês + advertising = publicidade em inglês) que consiste em se apropriar da visibilidade e das pautas do movimento feminista para vender produtos.


A coisa se resume a falar frases clichê sobre "empoderamento feminino" ao mesmo tempo em que todos os estereótipos e feminilidade e ferramentas de opressão são reforçados. Este primeiro exemplo nos mostra uma visão já bastante tóxica do que é ser mulher, pois inclue uma mulher trans e todas as figuras reproduzem estereótipos de feminilidade. Não tem nenhuma mulher com alguma roupa que não seja "feminina", a maioria veste saia ou vestido. Não tem nenhuma mulher que não tenha cabelos longos, maquiagem e unhas feitas. A própria palavra beleza é problemática em diversos níveis.


O diálogo que a gente tem que ter sobre isso é: até quando a gente vai permitir que marqueteiros nos manipulem? Enquanto pequenas empresas - das que tem uma produção verdadeiramente ética e sustentável - batalham para não falir, as grandes corporações se alimentam dos movimentos políticos para fazer campanha de posicionamento pelo hype. É justamente por isso que o feminismo liberal está em alta, enquanto o radical sofre com a onda de ignorância que nos encobre.

Quantas marcas de moda você já viu fazendo campanhas de empoderamento?

O único empoderamento possível é não haver mulheres em situação de escravização produzindo as roupas. E eu não estou falando só de fast fashion não - essas são muito óbvias - mas as marcas todas que você vê no shopping ou hypando na internet, com centenas de blogueiras promovendo.

E por fim: quantas campanhas de marcas você já viu celebrando as mulheres e a transgeneridade simultâneamente, quando a própria existência da idéia de gênero é a fonte de opressão das mulheres? Isso tudo é a militância pop, é brincar com o político, despolitizando-o pelo hype.


Isabella Cepa @feminisa



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo